Percepção Ambiental

Degradação do ambiente natural e humano: Percebo logo persisto?!

Entender o ambiente em que vivemos é entender também as relações racionais ou não sobre o que está no entorno. A percepção ambiental pode ser uma forma de auxiliar nesta compreensão, mas não é tão simplória!

A questão é: ?A compreensão do que se percebe pode auxiliar na resolução de problemáticas ambientais? Resposta: !Acredita-se que, com organização sobre tais interpretações ou até mesmo a influência positiva para tal, a compreensão desta percepção pode otimizar ações de preservação ou sensibilização ambiental.

Y-Fu Tuan (1980), em seus estudos sobre a percepção ambiental, destaca que este entendimento através da percepção de cada indivíduo pode gerar planejamento de ações em todos os contextos - sejam sociais ou econômicos. Uma vez que a organização pode desenvolver a consciência sobre nós e o meio, como compartilha Linda Davidoff (2001). Por isso, não é apenas uma "SENSAÇÃO" é uma visão mais reflexiva, crítica, mesmo que subjetiva, porém, individualizada e significações.

Coloco aqui alguns textos sobre ações de observações sobre Percepção Ambiental e também Topofilia, difundido também por Tuan (1974) como o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico. Difuso como conceito vivido e concreto como experiência pessoal.

Bom proveito!


Topofilia, memória e identidade na Vila do Iapi em Porto Alegre

A Percepção Ambiental como subsídio para a Educação Ambiental - Itupava-PR


Vivências integradas à natureza: por uma Educação Ambiental que estimule os sentidos


Referências

DAVIDOFF, L. L. Introdução à psicologia. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

TUAN, Y.
Topofolia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Livia
de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.

________. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983. 250



Nenhum comentário: